5ª edição do Santa Teresa Gourmet

Publicado em 26/03/2018 às 12:33

Compartilhe

Reconhecido com um dos principais festivais gastronômicos do Espírito Santo, o Santa Teresa Gourmet chega à sua quinta edição reunindo o prazer da cozinha tradicional com música, artesanato, dança e outras artes.

Este ano o evento estica o prazo para o público experimentar todos os pratos participantes nos dias 1 a 22 de abril. Durante esses dias o turista aproveita também, em cada final de semana, atrações especiais em vários pontos da cidade como shows musicais e também a cozinha da Nonna.

Já a programação do Festival se concentra na praça Augusto Ruschi nos dias 20 a 22 de abril com convidados exclusivos para comandar a cozinha ao vivo, atrações imperdíveis no palco de shows, além de mais opções gastronômicas com foodtrucks e cervejas artesanais.

O tema este ano é ‘’A Itália é aqui: A primeira colônia italiana no Brasil’’, celebrando a Lei nº 13.617 que reconheceu Santa Teresa como pioneira da imigração italiana no Brasil e oficializou a data para ser celebrada no dia 26 de junho do calendário oficial. O projeto de lei, do Deputado Federal Sergio Vidigal (PDT-ES), enriquece as raízes italianas na região percebidas na arquitetura tradicional e conservada, na culinária e tradição dos moradores.

Dentre as atrações confirmadas estão o Chef Edd Campos, Chef Juarez Campos, Chef Alessandro Eller, as Chefs Giovanna Moyzés e Marcela Bourguignon, Chef Luiza Sampaio, Chef Flávia Gama, Chef Flávia Steves, Chef Ariella Brasil e a Chef Kamila.

A programação também traz aulas de cerveja artesanal com Zé Olavo da Else Beer e sobre Cafés especiais e fermentados com Carlinhos Altoé do Vale do Caxixe e o mestre da torra Jonathan Piazzarollo. As Nonnas da 3ª idade do projeto “Viver e Reviver” que conquistaram o público na edição passada, retornam à cozinha ao vivo para ministrar aulas de gastronomia ao lado do Chef Sidney Gomes.

5 edicao do Santa Teresa Gourmet 2Secos & Molhados

Para relembrar os anos antigos e reviver Santa Teresa do tempo dos primeiros colonizadores italianos, o Festival vai remontar uma venda de Secos & Molhados. Esse tipo de comércio, na época conhecido como “venda” ou simplesmente “vendinha” era caracterizado pela balança no balcão e as conchas nas sacas de cereais. Pesava-se o açúcar mascavo, fubá, farinha, feijão e até o fumo e o conteúdo era distribuído em caixas de madeira, sacos de estopa ou sacolas de papel.

21 estabelecimentos gastronômicos vão participar entre cantinas, pub, docerias, restaurantes e cafés.

Veja também

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

tank against the background of dollars. Concept of war.

Guerra tarifária é vista como negativa pelos pequenos negócios

woman-stretching-nature

Encontre seu ritmo: o poder do autocuidado e da atividade física

clube capixaba de handebol feminino

Clube Capixaba representa o Espírito Santo no Brasileiro de Handebol Feminino

estudantes capixabas no camping escolar paralimpico

Estudantes capixabas participam da 2ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

vacinação nas escolas

Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas

Honey  with honeycomb in white ceramic bowl and wooden drizzler

Brasil exporta 80% do mel aos Estados Unidos e tarifa de 50% preocupa o setor