Exames essenciais para a saúde dos pais

dino.com.br , 10 Agosto 2017

Exames essenciais para a saúde dos pais

Superpais precisam de cuidados com a saúde à altura para manterem a disposição na hora das brincadeiras com os filhos. O check-up anual é fundamental para deixar a saúde e o bem-estar em dia, por isso, a cardiologista Adriana Junqueira, integrante do corpo clínico do laboratório Bronstein, relacionou os principais exames de rotina que os homens devem fazer.

“A detecção precoce de problemas de saúde pode evitar que eles evoluam para doenças graves como câncer, diabetes e patologias cardiovasculares, as principais causas de morte entre os homens. Por isso, a necessidade do acompanhamento médico e da realização de exames rotineiramente”, afirma Adriana Junqueira.

De acordo com a cardiologista, para cada etapa da vida, os pais necessitam de exames diferentes que são adicionados ao check-up anual. Confira agora quais são os procedimentos indicados para as faixas etárias.

Homens de 20 a 35 anos

Aferição da pressão arterial: a ida ao cardiologista é importante para acompanhar os níveis da pressão arterial e detectar hipertensão e outros fatores de risco para doenças cardíacas.

Exames de sangue: hemograma completo para a verificação de casos de anemia ou infecções e dosagem dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicemia e insulina.

Hepatograma: avalia a função hepática.

Exame de ureia e creatinina: para investigar a função renal.

Exame de urina: analisa a presença de substâncias anormais na urina ou infecções.

Ultrassom de abdome: verifica a condição renal ou identifica pedras biliares.

Anticorpos para hepatites A, B e C: esse exame detecta anticorpos, prevê a necessidade de vacinação ou auxilia no tratamento de doenças que podem, em alguns casos, ser assintomáticas.

Testes de doenças sexualmente transmissíveis: detecta sífilis e pesquisa anticorpos anti-HIV e herpes, entre outras.

Homens de 35 a 45 anos

Para essa faixa etária, os homens devem realizar os exames anteriores e adicionar ao check-up anual:

Teste de glicemia: avalia os níveis de açúcar no sangue e detecta a diabetes.

Teste de tireoide: examina os níveis do hormônio da tireoide (TSH) no sangue, que podem diagnosticar hipotireoidismo, por exemplo.

A partir de 45 anos

Teste de PSA: avalia as taxas do antígeno prostático específico (PSA), substância produzida pela próstata. Taxas muito altas podem indicar algum problema.

Ultrassom da próstata: identifica alterações anatômicas, como o aumento da próstata, e funciona como complemento no diagnóstico do exame de PSA.

A partir dos 50 anos

Além de repetir os exames anteriores, os papais com mais de 50 anos devem fazer:

Colonoscopia: examina as mucosas do aparelho digestivo.

Doopler: permite a avaliação do fluxo sanguíneo e sua circulação.

Adriana Junqueira ressalta ainda que avaliar a saúde dos pulmões – indicada para fumantes – e do coração é vital para aqueles com histórico de doenças familiares e devem ser feitos a partir dos 30 anos.

confira botao coluna 2