Festival gastronômico das montanhas é iniciado em Venda Nova do Imigrante

Foi iniciada, na manhã de hoje (03), em Venda Nova do Imigrante, a primeira etapa do Festival Gastronômico Receitas de Família, que até o mês de novembro será realizado em outros oito municípios das montanhas. Uma aula-show com o chef Ari Cardoso abriu oficialmente o evento.

Alunos de gastronomia, moradores do município, proprietários de restaurantes e de sítios de agroturismo participaram da abertura, realizada na cozinha da unidade local do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O prefeito do município anfitrião, Braz Delpupo, o analista do Sebrae de Venda Nova do Imigrante, Rodrigo Belcavello Barbosa, o coordenador de Educação Profissional do Senac, Bruno Emilio Pereira, o assessor especial da Secretaria de Turismo do Estado, Wellington Bleidorn, vereadores do município e secretários municipais também participaram do evento.

receitas de failia Interna

Ainda nesse mês de agosto, serão realizadas as etapas nos municípios de Laranja da Terra (dia 23) e em Afonso Cláudio (dias 24 e 25). Em setembro o Festival será realizado em Vargem Alta, Brejetuba e em Marechal Floriano. Outubro será a vez de moradores de Conceição do Castelo, Castelo e sede de Domingos Martins participarem do evento. A última das dez etapas será em Pedra Azul, nos dias 9 e 10 de novembro.

Moradores desses municípios já podem inscrever aquela receita tradicional de sua família e participar da consultoria que será ministrada pelo chef Ari Cardoso. Os participantes também receberão dicas para melhorar a apresentação de seus pratos e, por fim, quem apresentar as melhores receitas receberá um troféu de participação.

Em cada município poderão participar grupos de até 20 pessoas, que terão suas receitas apresentadas ao chef responsável. A receita inscrita deverá ter relação cultural e/ou histórica com a região e terá que ter sido feita a partir da utilização de ingredientes e/ou produtos da família, do agronegócio ou da região. Os interessados poderão procurar as Secretarias Municipais de Turismo de cada cidade para efetuar as inscrições, que são gratuitas.

QUALIFICAÇÃO - Os inscritos participarão da capacitação “A Arte na Gastronomia - Montagem e Decoração de Pratos”, quando irão preparar a receita proposta, que será avaliada e orientada pela equipe do Senac. Um dos objetivos do treinamento, com 12 horas de duração, é incrementar a apresentação do prato e ingredientes utilizados.

O curso terá os seguintes temas: regras básicas de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos; fundamentos: percepção, cores e formas; dicas de cocção para contribuir na finalização do prato; a importância do senso crítico - exercitando o olhar; utilização dos ingredientes adequando à finalidade da decoração e do prato e tendências do mercado.

Os autores dos pratos que tiverem maior proximidade com a tradição local e de sua família, avaliado por três quesitos: apresentação, sabor e tipicidade/originalidade dos ingredientes, serão convidados a participar de uma aula-show, junto ao chef instrutor do treinamento.

O evento é uma realização pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e em parceria com Senac, Campus de Venda Nova do Imigrante do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), prefeituras dos municípios participantes, Gourmet Consult, Nova Comunicação e Camila Luz Fotografia.

Chef ensina preparar polenta com linguiça e queijo

receitas de failia Interna 02Os participantes do lançamento da primeira etapa do Festival Gastronômico Receitas de Família participaram, na manhã de hoje, de uma aula-show ministrada pelo chef Ari Cardoso, que ensinou o preparo de uma polenta cremosa que leva linguiça e queijo.

Durante a abertura do evento, o coordenador de Educação Profissional do Senac, Bruno Emilio Pereira, destacou a importância do evento para a qualificação da gastronomia regional. Segundo ele, a etapa de Venda Nova do Imigrante teve quase 20 inscritos.

“Essas pessoas receberão uma consultoria gastronômica de 12 horas, contratada pelo Senac. No último ano, o evento foi realizado apenas em Venda Nova do Imigrante, esse ano já ampliamos para nove municípios, pois nosso objetivo é qualificar o maior número de pessoas da região”, enfatizou.

receitas de failia RodrigoO analista do Sebrae, Rodrigo Belcavello Barbosa, destacou a importância da união de várias pessoas e entidades para a realização do evento. “Queremos que o homem do campo consiga manter a qualidade de vida e de sua família, utilizando seus produtos no agroturismo. O objetivo é valorizarmos os produtos locais nas receitas típicas. A gastronomia está totalmente ligada ao agroturismo”, afirmou.

receitas de failia PrefeitoO prefeito Braz Delpupo lembrou que a viabilidade da construção da unidade do Senac no município surgiu há cerca de 10 anos. “Sabíamos da importância da gastronomia para a nossa região. E ter uma unidade do Senac em nosso município é de extrema importância para a realização de eventos como este”, disse.

O chef Ari Cardoso, que será o responsável pelas consultorias em todos os municípios, fez questão de valorizar os produtos locais para a elaboração dos pratos. “Eu sou da Paraíba, mas desde que cheguei ao Estado fiquei encantado com a variedade de produtos maravilhosos que temos à disposição para elaborar pratos deliciosos. Esse ano pretendemos dar consultoria para quase 200 receitas dos nove municípios participantes do Festival Gastronômico Receitas de Família”, informou.

Etapas em cada município:
Laranja da Terra - 23 de agosto (Aula-show)
Afonso Cláudio - 24 e 25 de agosto
Vargem Alta - 08 de setembro (Aula-show)
Brejetuba - 22 e 23 de setembro
Marechal Floriano - 14 e 15 de setembro
Conceição de Castelo – 05 e 06 de outubro
Castelo - 19 e 20 de outubro
Domingos Martins (Sede) - 26 e 27 de outubro
Pedra Azul - 09 e 10 de novembro

Informações:
Casa do Turista (Pedra Azul): (27) 3248-0035/(28) 3546-2049
E-mail: www.montanhascapixabas.com

Inscrições:
Afonso Cláudio: (27) 3735-4025/99718-7392
Brejetuba: (27) 3733-1260/99851-2346
Marechal Floriano: (27) 3288-1419
Conceição de Castelo: (28) 3547-1403
Castelo: (28) 3542-6300
Domingos Martins (Sede): (27) 3268-1471
Pedra Azul: (27) 3268-1471