Terapia sexual ajuda a salvar o relacionamento?

Flaviane Brandemberg , 26 Julho 2017

Terapia sexual ajuda a salvar o relacionamento?

Com o objetivo de ajudar no tratamento de conflitos sexuais, a terapia sexual aparece como uma opção para casais.

A terapia sexual é uma forma terapêutica desenvolvida nos últimos anos, principalmente para ajudar no tratamento de homens e mulheres com disfunções sexuais, tais como: ejaculação rápida, disfunção erétil (impotência), anorgasmia (ausência de orgasmo), dispareunia (dor na relação sexual), entre outras.

O profissional pode ser um médico ou psicólogo especialista em sexualidade humana, e tem como objetivo ajudar o indivíduo ou o casal a compreender os conflitos da vida sexual.

É importante se trabalhar com uma equipe multiprofissional (urologista, ginecologista, cardiologista, vascular, psicólogo, etc.) para saber as causas das disfunções sexuais: se elas são orgânicas, psicogênicas (origem psicológica), ou ambas.

O terapeuta sexual procurará identificar as causas do conflito sexual e trabalhará as possíveis soluções para uma melhoria sexual.

À medida que o paciente vai se conhecendo e esclarecendo as suas dúvidas, entendendo suas angústias, observamos uma melhora na sua vida pessoal e sexual. Muitos só necessitam de uma orientação.

Algumas vezes a presença do parceiro durante o tratamento é fundamental para ajudar o terapeuta a identificar conflitos que às vezes o próprio paciente não percebe em si.

O mais importante é o casal perceber a necessidade em buscar um profissional especialista no assunto e conversarem francamente sobre o problema. Começa aí a solução: uma boa conversa sobre si mesmo, assim como no início do namoro.

confira botao coluna 2