Combate à Zika: Governador visita Hucam para conhecer aparelho de ultrassom mais moderno do mundo

O governador Paulo Hartung participou de uma visita técnica, na manhã desta quarta-feira (27), nas instalações do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) para conhecer o funcionamento do aparelho de ultrassom Epiq 5G System, o mais moderno do mundo, que será utilizado no acompanhamento pré-natal de gestantes com suspeita de infecção pelo Zika vírus e de fetos com possível diagnóstico de doenças congênitas.

Combate à Zika Governador visita Hucam para conhecer aparelho de ultrassom mais moderno do mundo 2Inédito no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, o equipamento foi pago com dinheiro de projeto de pesquisa sobre Zika vírus, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), que investiu R$ 300 mil na aquisição.

A tecnologia de ponta usada no equipamento permite imagens com nível de realismo sem parâmetro no mercado. Chamada comercialmente de 4D, trata-se de uma imagem em três dimensões que pode ser vista em movimento e em tempo real. O ultrassom será fundamental na produção de conhecimento sobre os efeitos da infeção pelo Zika vírus durante a gestação, em pesquisa capitaneada pelo Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Ufes.

“Este evento simboliza uma iniciativa do Governo do Estado, que tem no governador Paulo Hartung uma característica marcante, que é a inovação e tecnologia. Na saúde pública é algo fundamental para acompanharmos os avanços tecnológicos”, destacou Reynaldo Diepz, pesquisador e médico infectologista do Hucam.

“É o momento de o governador, em nome dos capixabas, fazer dois agradecimentos. Enfrentamos dois graves desafios na área da saúde com a Zika e a febre amarela. Nossa primeira providência foi chamar os pesquisadores para auxiliar. Nos dois episódios o Espírito Santo se posicionou de forma diferenciada em relação ao restante do país e isto mostra a qualidade desta instituição e o potencial que temos de aproximação, analisou o governador Paulo Hartung.

*Com informações do Hucam