Pequenas cirurgias já estão sendo realizadas em Marechal Floriano

Já está em pleno funcionamento a sala de pequenas cirurgias, localizada no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva (Policlínica), na sede de Marechal Floriano. São realizados cerca de 10 procedimentos por semana. As pequenas cirurgias são agendadas após encaminhamento do clínico geral ou de médicos de outras especialidades.

Atualmente, são realizadas cirurgias para retirada de cistos, verrugas, unha inflamada, lipoma (caroço benigno, arredondado, que surge na pele e é composto por células de gordura). Também é realizado o procedimento de vasectomia. No entanto, para fazer essa cirurgia, é necessário o acompanhamento de assistente social e documento registrado em cartório.

Após encaminhamento, o paciente passa a ter acompanhamento da técnica em Enfermagem Milena Schunk, responsável por fornecer todas as orientações ao paciente e como ele deve proceder na preparação e no pós-cirúrgico.

Já na triagem, antes do paciente entrar na sala, a pressão arterial é aferida e é feita uma última avaliação para verificar se a pessoa realmente está em condições de ser operada. Depois do procedimento, o paciente ainda recebe o acompanhamento do pós-cirúrgico diariamente, na Policlínica, por até 15 dias após a cirurgia.

Os procedimentos são realizados todas às terças-feiras à tarde, pelo cirurgião-geral Joaquim Castello de Barros. Ele explica que o atendimento feito em Marechal Floriano é bem diferenciado e destaca o trabalho realizado pelos profissionais da área de Saúde responsáveis pelas pequenas cirurgias.

Pequenas cirurgias ja sao realizadas em Marechal Floriano 2“Desde a marcação até o procedimento, o paciente recebe todas as orientações e todo o acompanhamento necessário. O trabalho feito aqui é excelente”, ressalta o médico.

O cirurgião frisa que a sala de pequenas cirurgias é totalmente adequada para a realização dos procedimentos. “Essa sala foi escolhida por estar em um local mais tranquilo, tem pia, local correto para descarte, iluminação natural e vários outros itens que precisamos para a realização dos procedimentos.”

O secretário municipal de Saúde, Fernando de Mello, afirma que este é mais um benefício oferecido à população de Marechal Floriano. “Antes, esses procedimentos precisavam ser realizados em municípios vizinhos. Agora, colocamos um serviço de excelente qualidade à disposição da população, realizado por profissionais capacitados.”

O prefeito Cacau Lorenzoni está muito satisfeito com o pleno funcionamento da sala de pequenas cirurgias e afirma que a melhora na qualidade do atendimento feito à população é uma marca em todos os setores da sua gestão.