ESF de Soído de Baixo e Coordenação da Terceira Idade realizam ação em Marechal Floriano

Mesmo sendo um assunto tão sério, o tema “Saúde” foi tratado com muita descontração e alegria durante uma ação feita pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Soído de Baixo, na semana passada.

A equipe realizou a ação conjunta com a coordenação da Terceira Idade de Marechal. O evento teve muita diversão, mas bastante aprendizado. O local escolhido foi a residência de Almerinda e Alfredo Stumm, onde já são realizadas as festas e reuniões da Terceira Idade, naquela localidade.

acao de saude em soido de baixo

Para começar, todos tiveram a pressão arterial aferida. Temas como o uso correto de medicamentos, alimentação saudável e até roncos foram tratados durante a ação. Toda a equipe da ESF estava presente: enfermeira, médico, técnico de enfermagem e auxiliar de odontologia.

Foi realizada uma dinâmica do tipo “Para quem você tira o chapéu”, com imagens de vários itens que fazem bem ou mal à saúde do coração. Os participantes eram chamados para escolher um chapéu, olhar a figura e compartilhar com os outros se tirava, ou não, aquele chapéu.

Os profissionais da Saúde davam as explicações relacionadas às figuras e abordavam assuntos como frutas e verduras, peixes, carne vermelha, roncos, estresse, atividades físicas, pressão alta, entre outros.

Os integrantes do grupo da Terceira Idade gostaram muito da dinâmica e, com certeza, adquiriram muito conhecimento a respeito dos temas propostos. Esse trabalho faz parte de ações mensais que são desenvolvidas pela Estratégia de Saúde da Família de Marechal Floriano, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.