PRF apreende em Marechal Floriano carreta com mais de 32 toneladas de excesso de peso

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu, na noite desta sexta (29), uma carreta transportando granito com mais de 32 toneladas de excesso de peso. A apreensão ocorreu durante fiscalização no Km 46 da BR-262, no município de Marechal Floriano.

O veículo Mercedez Benz, placas MQY-9358, atrelado aos semi reboques, de placas MQT-8027 e MQT-8028, transportavam dois blocos de granito. Após verificados os pesos nas notas fiscais foi constatado que o veículo transitava com excesso de peso de 32.372 quilos acima do limite regulamentar.

PRF apreende carreta com mais de 32 toneladas de excesso de peso 2Em consulta aos sistemas da PRF foi identificado que o veículo já fora flagrado transportando o mesmo tipo de carga no ano de 2017, no município de Serra, também com excesso de peso de 26.350 quilos.

Diante do flagrante, foram adotadas as medidas administrativas pertinentes, notificação de autuação de trânsito por transitar com o veículo com excesso de peso e a remoção do veículo para pátio credenciado para realização do transbordo do excesso de peso.

Pelo transporte irregular, diante dos fatos e do entendimento do Ministério Público, por estar caracterizada, em tese, a conduta típica do artigo 132, caput, do Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848/40), devido ao fato do veículo apresentar peso acima de 7,5% do seu PBT, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, para que sejam adotadas as devidas medidas legais.