Polícia divulga os nomes dos três acusados de matar idosa a pauladas

A Polícia Civil de Domingos Martins apresentou na manhã desta terça-feira (06), os nomes dos três acusados de terem matado, a pauladas, a idosa Olinda Kiefer Degen, 74 anos, em sua residência, na última segunda-feira (26), na localidade de Sítio Klein, próximo às margens do Rio Jucu, distante menos de 5 quilômetros da sede de Domingos Martins.

De acordo com o delegado Geraldo Peçanha, na tarde de ontem (05), após serem intimados e prestarem depoimento, foram detidos, de forma temporária, Solange, 44 anos, e seu filho Felipe, 20. Geraldo preferiu não informar o nome completo dos dois, só do terceiro envolvido, Paulo Santos Goulart Júnior (foto), 33, que está foragido.

Policia divulga os nomes dos tres acusados de matar idosa a pauladasSegundo o delegado, as investigações, que começaram na última semana, contaram com o apoio da equipe da 6ª Cia. Independente da Polícia Militar e tiveram um fato novo no último sábado (03). “O terceiro acusado, Paulo Santos Goulart Júnior, se apresentou no último sábado (03), no DPJ de Viana, assumindo a participação no crime, mas ele não tinha mandato de prisão e nem estava em estado de flagrante. Ele foi interrogado e liberado. Ontem (05), eu entendi pela necessidade da prisão dele, assim como os outros dois”, disse Geraldo.

Apesar de ter se apresentado e deposto, Paulo é considerado foragido por não ter apresentado um endereço fixo e também por não ter voltado para sua residência na região do Rio Jucu. “Apesar de ele ter aparecido quase uma semana depois do crime dizendo ter se arrependido e confessado a prática do crime, nós entendemos que a prisão dele é necessária para os esclarecimentos dos fatos”, ressaltou o delegado.

Com base no depoimento dos três suspeitos, Geraldo Peçanha também descreveu como foi a dinâmica do crime. “Eles premeditaram o crime, segundo o depoimento do Felipe, ele distraiu a idosa dizendo que um dos animais da propriedade estava solto, isso foi por volta das 16h30, na segunda-feira (26). Assim que Olinda atendeu Felipe, o Paulo chegou por trás e a atingiu com uma paulada na nuca. Ela caiu e se levantou, e segundo Felipe, Paulo a empurrou e novamente bateu na idosa com golpes de madeira. Depois disso, eles foram para residência procurar alguma quantia em dinheiro, o que teria sido a motivação para eles terem entrado na residência. Na terça-feira (27) pela manhã, o corpo da Olinda foi encontrado no quintal da residência pelo caseiro”, descreve Geraldo.

Os três eram moradores da região, sendo Paulo o mais novo na localidade. “Ele foi para a região recentemente, porque foi expulso por traficantes do município de Viana, o qual possuía uma dívida. Já Felipe tem passagens pela polícia pelos crimes de posse de entorpecentes e por cárcere privado”, contou o delegado.

Policia divulga os nomes dos tres acusados de matar idosa a pauladas 3

Também presente na coletiva de imprensa que divulgou os nomes do envolvidos, o comandante da 6ª Cia de Domingos Martins, Major Cristelo disse que existia uma rixa entre Olinda e Solange. “Tivemos informações, de que a vítima tinha uma rixa com a Solange, por conta dos cães que pertenciam a Solange e que assustavam os animais de Olinda, que chegou a reclamar com Solange pedindo que não tivesse esses cachorros. Só que o motivo do crime foi uma quantia de dinheiro que eles acreditavam que existia na residência”, disse Cristelo.

Ainda segundo o delegado, na residência eles procuraram por objetos de valor. “Segundo eles, na residência procuraram objetos de valor, no qual Paulo diz ter encontrado apenas R$ 2 e Felipe diz não ter encontrado nenhuma quantia. Eles também disseram que levaram uma arma. É possível que mais coisas possam ter sido subtraídas, mas só o prosseguimento das investigações dirá isso”, lembra Geraldo

Na casa de Solange foi encontrado um aparelho celular que pertencia à vítima. “Ela nega participação, mas nós encontramos com ela um aparelho celular que pertencia à Olinda. Nós até pensamos que ela não poderia ter participação, mas acontece que ela não soube explicar como que o aparelho da vítima foi parar na mão dela”, contou o delegado.

Sobre o autor dos golpes e participação de Solange no caso, o delegado disse que Paulo e Felipe tiveram versões diferentes em seus depoimentos. “Felipe atribui às pauladas ao Paulo, mas Paulo, em seu depoimento, acusou Felipe e Solange de também terem desferindo pauladas em Olinda”, disse o delegado.

Policia divulga os nomes dos tres acusados de matar idosa a pauladas 2

Felipe está detido no Centro de Triagem de Viana (CTV) e a Solange está no presídio feminino de Cariacica. “Essas prisões são temporárias, durando 30 dias, mas dentro deste prazo elas podem ser prorrogadas por mais 30 dias ou decretadas às prisões preventivas caso a Justiça ache necessário”, afirmou Geraldo.

Ainda hoje o caseiro deve ser ouvido na delegacia e nos próximos dias será realizada uma acareação com os envolvidos. O delegado disse que espera apreender Paulo nas próximas horas.

Mais atenção

O major Cristelo também orientou os moradores que evitem guardar grandes quantias em suas residências. “Na verdade, esse tipo de crime de proximidade é uma exceção na região, não existe registro sobre esse tipo de crime, mas é importante as pessoas tomaram cuidado com o que tem dentro de casa, não acumular dinheiro dentro de casa, e se tiver não ficar conversando com ninguém sobre isso”, destacou Cristelo.