Governo retoma obras do Programa Caminhos do Campo em Afonso Cláudio

As obras do Programa Caminhos do Campo continuam sendo retomadas. Dessa vez será a pavimentação do trecho que liga a ES 264 à Comunidade Pontões, no município de Afonso Cláudio.

O trecho a ser pavimentado possui 2,69 quilômetros de extensão e o investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, será de R$ 2,53 milhões. A obra foi paralisada em dezembro de 2014.

Com o asfalto, a estrada terá melhor infraestrutura de acesso à Comunidade Pontões, garantirá mais agilidade e segurança para o escoamento da produção agrícola da região, além de contribuir com o agroturismo.

O governador Paulo Hartung destacou a importância da ação. "Só começamos um serviço quando temos dinheiro para iniciar e terminar. Rodovia é vetor de desenvolvimento. Estou feliz por retomar essa obra e voltarei para inaugurá-la".

O secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto, afirmou que a área é muito importante para a agropecuária no Estado. "Retomamos essa obra de Pontões, que é muito importante por dar acesso a ES 264 e Santa Maria de Jetibá. Essa área é de extrema relevância para a agropecuária do Espírito Santo, e essa obra vai facilitar a vida da população de Pontões, melhorando também o acesso a outros serviços, como educação e saúde".

Programa Caminhos do Campo

O Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto pretende adequar e revestir estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar com o objetivo de melhorar o escoamento da produção, e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis. Além disso, o programa deseja facilitar a mobilidade da comunidade, aumentar o fluxo de visitantes no meio rural e colaborar com o desenvolvimento do agroturismo.

As obras foram paralisadas em 2014 e retomadas em 2015. O objetivo é concluir a pavimentação asfáltica de 26 trechos de estradas rurais até o final de 2018. Desde o início do programa, em 2003, foram pavimentados mais de 1.000 quilômetros de estradas.