Festa de Sant’Ana começa animada neste domingo (22) em Marechal Floriano

Dois mil e quinhentos católicos, procedentes das 13 comunidades da sede da Paróquia de Sant’Ana, em Marechal Floriano, e do interior de Alfredo Chaves e Guarapari, participaram da missa festiva em homenagem a padroeira Sant’Ana, comemorando o aniversário da instituição religiosa florianense.

Festa de SantAna comeca animada neste domingo 22 em Marechal Floriano 2Os padres Marcos Brito, pároco de Sant’Ana, e Emanuel Ramadhani, adentraram a igreja acompanhados de aproximadamente 200 ministros extraordinários da eucaristia, coroinhas, acólitos e leitores de todas as comunidades. A missa foi iniciada às 10 horas deste domingo (22) e o encerramento foi ao meio dia.

Festa de SantAna comeca animada neste domingo 22 em Marechal Floriano 5Na celebração foram cantados 15 hinos sagrados por um grupo de cantores e músicos das igrejas participantes da sede e interior. O primeiro foi “Em nome do Pai...”. Em várias ocasiões os presentes bateram palmas por solicitação dos celebrantes. A missa foi iniciada após a entrada de todas as imagens dos santos e santas padroeiros das comunidades envolvidas diretamente com a paróquia de Sant’Ana.

A última imagem a adentrar a igreja foi a de Sant’Ana, com fortes aplausos da multidão católica presente cantou hinos destinados a ela. Muitas pessoas se emocionaram na abertura da celebração. O padre Marcos abordou sobre a importância da peregrinação da imagem de Sant’Ana pelas treze comunidades e a participação total dos católicos das regiões.

Festa de SantAna comeca animada neste domingo 22 em Marechal Floriano 3

“Foi uma surpresa mais que agradável para nós essa comemoração das 13 comunidades”, disse o padre ao agradecer aos moradores das regiões que estavam presentes à missa deste domingo (22). “Todas as recepções calorosas foram o máximo para nós. Agradecemos ao Senhor por tudo”, disse.

Durante a pregação, o padre Marcos abordou sobre Sant’Ana como a mãe de Maria, que levou os moradores nesta data feliz como ela na caminhada até os braços de Jesus. “O dia de hoje é de pura alegria para a nossa vida diante do Senhor, já que Sant’Ana foi a grande persistente na busca por Deus”. “Ana ia ao templo e pedia a Deus para ser mãe e Maria sua filha posta por Deus no seu ventre”.

Festa de SantAna comeca animada neste domingo 22 em Marechal Floriano 4Após o encerramento da missa foi servido um almoço festivo após uma salva de foguetes para comemorar a data. Havia pelo menos 30 mulheres e homens envolvidos na preparação do cardápio a base de carnes de boi e frango, saladas, arroz feijão tropeiro e outras iguarias da cozinha regional.

Havia barracas com vendas de sobremesas como pudim tortas doces, cocadas, mousse, pé-de-moleque e outras delícias. A festa terá continuidade até o fim da tarde com música ao vivo e sorteios de um carro, roleta e leilão diverso.