Alunos de Soído promovem feira do Projeto Jovens Empreendedores

Os estudantes da EMEF Soído realizaram na última sexta-feira (1º) a primeira feira do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), em conjunto com a equipe docente. O programa desenvolvido em parceria com o SEBRAE é uma oportunidade para ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo dentro da escola.

O programa teve início no mês de abril com a realização da formação dos professores, e no período de junho a novembro o projeto foi desenvolvido com os estudantes, sendo finalizado com a realização da feira.

A apresentação do grupo de danças Blumen der Herd deu inícios às atividades. Durante a feira, estudantes do 1º ano venderam sachês perfumados; o 2º ano comercializou temperos in natura e sal temperado; a turma do 3º ano produziu e comercializou brinquedos ecológicos; a turma do 4° trabalhou com locação de produtos; já o 5° ano vendeu bombons caseiros, palha italiana, pirulito de chocolate e docinhos de leite ninho.

Alunos de Soido promovem feira do Projeto Jovens EmpreendedoresOs estudantes do 6º ano comercializaram artigos de artesanato e de decoração de papel; alunos do 7º ano trabalharam o artesanato sustentável, confeccionaram e venderam artigos de artesanato e decoração, utilizando matérias recicláveis como vidros e latas; no empreendedorismo social os alunos do 8º ano comercializaram velas e sabão feito a partir de óleo reciclável; a turma do 9º ano produziu e montou o plano de negócios: cantina, onde eles prepararam e venderam salada de fruta, sanduíche natural, entre outros. Cada turma vai definir a melhor forma de utilização do valor arrecadado na venda dos produtos.

Argélia Maria RibetWandekoquem, diretora da unidade de ensino, destacou a importância do projeto: “Os estudantes e suas famílias estão tendo uma melhor visão de novas oportunidades para empreender, sem a necessidade de sair de sua localidade”.

A comunidade escolar participou de maneira ativa do movimento e da organização da feira, que contou com a visita da secretária Educação e Esporte, Adenilde Stein Silva, de servidores municipais e da consultora do SEBRAE, Tessalônica Kiefer Feu Soyka.

Olimpíada de Astronomia

Durante a Feira de Jovens Empreendedores também foi realizada a entrega de medalhas da Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica 2017. Foram premiadas com medalha de ouro as alunas Brisa Mariana de Souza Firme e Emilly Schwambach, do 4º ano; já as medalhas de prata foram entregues aos alunos Carlos Eduardo Stein Silva, do 4º ano, e Isaac Kuster, do 7º ano. Thayla Salles Scaldaferro, do 4° ano, Weslayne Hollunder Pessoa, do 6º, Emily Victória Kuster, Felipy Littig e Hemily dos Santos da Silva, do 8º ano, receberam medalha de bronze.