Incaper emite alerta de fortes chuvas em quatro municípios das montanhas

Os municípios que registraram o maior volume de chuva no fim do mês novembro e início de dezembro ainda estão em alerta. Conforme Aviso Meteorológico Especial, emitido pelo Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper, nos municípios de Afonso Cláudio, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá e Venda Nova do Imigrante podem cair chuvas expressivas na madrugada desta terça-feira (05) e manhã de quarta-feira (06).

As primeiras chuvas com grande volume em Afonso Cláudio encheram os rios, derrubaram árvores, muros de residências, causaram deslizamentos de terra e alagamentos. Os principais rios que abastecem a cidade e parte da zona rural ficaram cheios e, em alguns pontos da zona rural, os rios Guandu e do Peixe transbordaram. Entretanto, ao invés de preocupação, o povo comemorou. A Defesa Civil ficou em alerta, improvisando, já que o veículo estava quebrado no pátio da oficina da prefeitura.

alerta de tromba dagua na regiao serrana 2

Com o volume de água ainda grande nos dois principais rios de Afonso Cláudio, este aviso emitido pelo Incaper é preocupante. De acordo com o Incaper, as chuvas expressivas devem chegar acompanhadas de fortes ventos e, em alguns pontos, chove granizo. “Recomendamos acompanhamento mais frequente da previsão, uma vez que as condições meteorológicas podem mudar no decorrer do prazo de validade do aviso”, alerta o Incaper.

O Incaper pede ainda: “Em caso de situação iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil para que os mesmos tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas”. Este aviso de atenção foi atualizado segunda-feira (04), às 15h40.