Panificadores capixabas se reúnem em convenção em Pedra Azul

Panificadores capixabas estarão reunidos entre os próximos dias 15 e 17 de novembro, em Pedra Azul, para a 71ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip), que comemora os 60 anos da entidade. Além de novidades em produtos e equipamentos para o setor, o evento será palco de discussões em torno de estratégias para aumentar o consumo per capita do pão, alimentação saudável e gestão eficiente.

Um dos pontos altos do evento será o lançamento dos pães oficiais da convenção que, nesta edição, ganharam duas receitas: uma feita com socol dos agricultores da região e abacaxi e um brioche de cappuccino. Além disso, a programação conta com aulas-show e palestras técnicas com mestres da panificação do país, entre eles Rogério Shimura - chef boulanger proprietário da Levain, conceituada escola de panificação de São Paulo, e ex-sócio do chef Alex Atala.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), José Batista de Oliveira, destacou a convenção como um marco para o setor. “A realização da convenção consolida os avanços registrados pela panificação nacional e abre caminhos e oportunidades para novas conquistas”, ressaltou.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado (Sindipães), Luiz Carlos de Almeida, a convenção vem para dar ânimo e fortalecer ainda mais o segmento, que já apresentou melhora nos resultados este ano. “A perspectiva é encerrar 2017 com faturamento de R$ 2,8 bilhões, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior”, ressalta Almeida. No Brasil, o consumo per capita de pão é de 34 quilos por ano. O Espírito Santo possui mais de 2 mil padarias e o setor é responsável pela geração de 25 mil empregos diretos.

O presidente da Associação da Indústria de Panificação do Espírito Santo (Aipães), Ricardo Augusto Pinto, ressalta que a convenção é um momento importante para integração, troca de informações e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos no setor. “Além de contar com diversas palestras, aulas-show e debates que contribuem para enriquecimento dos participantes, a convivência entre os panificadores e empresários de todo o país durante o evento é uma excelente oportunidade”, disse.

A 71ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação é uma realização da Abip em parceria com o Sindipães, a Aipães e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES). O evento conta, ainda, com apoio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e patrocínio da SP Produtos, Moinho Globo, Prática, Klimaquip, Buaiz Alimentos, Fleischmann, Souza Cruz e Philip Morris Brasil.

20 expositores apresentarão novidades em equipamentos e produtos da agroindústria capixaba

Equipamentos, produtos e novidades para o setor de panificação serão os destaques da Mostra Tecnológica da Panificação e da Agroindústria da Região das Montanhas Capixabas, evento paralelo à 71ª Convenção Nacional da Abip. A exposição vai reunir 20 empresas interessadas em expor suas produções e prospectar negócios com os visitantes do evento.

Entre os expositores confirmados, estão a JJ, Acimaq, Perfecta, SP Produtos, Buaiz Alimentos, Moinho Globo, Brajan, FGF, Kebis, Prática, Família Venturim, Conserva Venda Nova, Paletitas, Sequinhas, Agrocop, Café Caramello, Penhazul, Chocolates Caieiras, Delícias Trogon e Móveis Vila Ricca.

Serviço:

71ª Convenção Nacional da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Mostra Tecnológica da Panificação e da Agroindústria da Região das Montanhas Capixabas
Data: 15 a 17 de novembro
Local: Bristol Vista Azul Hotel – Pedra Azul.
Informações: http://www.sindipaes.org.br/abip60/