Domingos Martins, a capital capixaba do Mountain Bike, sedia o campeonato brasileiro da modalidade neste domingo (12)

As feras nacionais e capixabas do ciclismo de aventura têm destino certo neste final de semana: Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo. Declarada em 2015 como a “capital capixaba do Moutain Bike”, a cidade vai sediar pela segunda vez o Campeonato Brasileiro da modalidade no sábado (11) e no domingo (12). 

A cidade foi escolhida pela Federação Espírito Santense de Ciclismo (FESC), por atender aos critérios estabelecidos pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), como infra-estrutura local e regional de estadia com qualidade, circuito de maratona com no mínimo 60 quilômetros de extensão, que atenda a critérios técnicos com segurança, e belos visuais de contato direto com a natureza. A expectativa é a participação de mais de 400 atletas profissionais e amadores.

“Domingos Martins oferece todas as condições técnicas para a competição, além de ter um grupo de pessoas que se envolvem diretamente em todo o processo de organização. Sem isso o trabalho fica mais difícil. Outra vantagem é o visual perfeito que uma competição desse nível exige, temos a convicção de que os atletas do Brasil inteiro irão mais uma vez se encantar”, comenta o presidente da FESC, Sandro de Oliveira.

O evento esportivo começa no sábado com a entrega dos kits aos atletas, das 13h às 17h, na Praça Dr. Arthur Gerhardt. Às 17h30, haverá um Congresso Técnico no auditório da Escola Municipal Mariano Ferreira de Nazareth, no centro da cidade. Já o domingo será de adrenalina com a largada às 9h para as categorias oficiais e às 9h30 para as categorias amadoras, também na Praça Dr. Arthur Gerhardt. Premiações a partir das 14h. Para os ciclistas amadores será realizada a segunda edição do GP Brasil de XCM, com prova de aproximadamente 40 quilômetros, com belíssimas paisagens.

As inscrições podem ser feitas até o dia 9. Para as categorias oficiais (federados), pelo site www.cbc.esp.br. Para as categorias amadoras as inscrições deverão ser efetuadas no endereço eletrônico www.suasinscricao.com.

Nomes nacionais, capixabas e martinenses

O Campeonato Brasileiro vai reunir em terras martinenses grandes nomes do ciclismo nacional, entre eles Ricardo Pscheidt, da equipe TREK. Entre os capixabas, destaque para Nara Faria (Dores do Rio Preto), campeã brasileira em 2015 e XCO no ano passado; Denisval Alves (Cariacica), campeão capixaba e vice campeão brasileiro, e Alexandre Cardoso (Cachoeiro de Itapemirim).

Domingos Martins será representado na competição com nomes de peso. Participam os ciclistas Luiz Felipe Huber, destaque em diversas competições de nível estadual e nacional; Eraldo Klein, Emerson Monhol, Ismael Rupf, Arthur Noia e Thiago Romaguera.

Domingos Martins a capital capixaba do Mountain Bike sedia o campeonato brasileiro da modalidade neste domingo 13Programação Infantil

A garotada terá programação especial durante o Brasileiro de MTB, com provas de percurso curto para crianças entre 4 e 10 anos de idade. A brincadeira começa às 10 horas e os participantes ganharão medalhas. O evento será um teste para o Campeonato Capixaba de Ciclismo Infantil de 2018, a ser realizado pela FESC neste ano.

Trânsito e estacionamentos

O trânsito no centro de Campinho será alterado para a competição esportiva. A Avenida Presidente Vargas ficará interditada no trecho entre a loja Maconsil e o Clube de Campinho das 16 horas do sábado (11) às 17 horas do domingo (12). Várias vias da cidade também terão as vagas para estacionamentos reduzidas para a realização das provas.

Para acessar o Hospital de Domingos Martins e a região de São Miguel, Melgaço e Galo o condutor deverá seguir pela Ladeira Francisco dos Santos Silva (em frente à Casa da Cultura) e pela Rua Bernardino Monteiro, que funcionará em mão dupla. A Prefeitura de Domingos Martins pede aos condutores que respeitem a sinalização e não estacionem em local proibido.

Os condutores terão a opção de estacionar em dois locais, na área da fábrica de Refrigerantes Coroa, com acesso logo após o novo Supermercado Trarbach, e no campo de futebol de Campinho. Os locais são privados, sendo cobrada taxa de permanência.

Frank Motoboy