Marechal Floriano tem parceria com Incaper para qualificar produtores

Município que tem na agricultura familiar sua principal fonte de geração de riqueza e empregos, Marechal Floriano está atento com a qualificação dos produtores rurais. Entre as ações está o curso Produtor Informado, realizado em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper).

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, o objetivo do curso realizado é dar suporte para que o produtor melhore sua produtividade, dando ferramentas de gestão contábil para evitar endividamentos.

“Também foram dadas orientações sobre como emitir a nota fiscal do produtor. Isso dá a eles mais controle sobre a origem dos seus ganhos e facilita a declaração do imposto de renda”, explica.

Marechal Floriano tem parceria com Incaper para qualificar produtores 2Sérgio destaca que todo produtor que está qualificado nestes quesitos, poderá ter sua produção certificada, valorizando o que produziu e abrindo novos mercados. “Isso será feito com um alvará de rastreabilidade emitido por um agrônomo, certificando que é uma produção informada. Estamos discutindo se o próprio município irá contratar um agrônomo para isto ou se ficará a cargo dos produtores”, adianta.

O secretário lembrou também que o curso deu orientações sobre adequação ambiental e sanitária das propriedades. Cerca de 40 produtores participaram. Além de produtores rurais de Marechal, participaram também produtores dos municípios vizinhos Alfredo Chaves e Domingos Martins.

O curso aconteceu em março no Centro de Agronegócios da Prefeitura de Marechal Floriano, localizado no Posto do Café, e foi ministrado pelo Agente de Desenvolvimento Rural do Incaper, César Krohling.