Café especial de Marechal Floriano é referência nacional e mundial

É com o cafezinho que os dias começam e as refeições são encerradas, as visitas são recebidas em casa, as reuniões são feitas, além do incentivo que ele dá em nossa rotina na hora do cansaço. Além do espaço que ele conquistou no cotidiano, a bebida movimenta e a economia do Estado, sendo considerado o principal produto agrícola capixaba.

Mas o desenvolvimento da cafeicultura no Espírito Santo não está expresso apenas na quantidade de sacas produzidas. A cada dia, a qualidade dos grãos também melhora. É o caso de Marechal Floriano, onde os produtores têm se dedicado ao cultivo de cafés arábicas especiais.

Cafe especial de Marechal Floriano e referencia nacional e mundial 4Edmar Busato, de Santa Maria de Marechal, é um deles. Há, aproximadamente, 90 anos, a sua família faz do café arábica a sua principal fonte de renda. Hoje, além do café tradicional, quase 40% de sua produção é de café com qualidade superior.

“Percebemos o interesse dos consumidores no café especial e começamos a investir para melhorar o preço do nosso produto, oferecer um produto diferenciado e ter mais valor agregado à nossa produção. Utilizamos as recomendações de plantio, como análise de solo e adubação; e procuramos manter nossa propriedade dentro dos padrões da questão ambiental”, destaca o produtor rural.

O investimento em aprimoramento na produção, trouxe, literalmente, bons frutos. O café produzido na propriedade de Edmar Busato foi vencedor da última edição do Prêmio Realcafé/UCC de Qualidade, realizado pela Realcafé, em parceria com a torrefadora japonesa Ueshima Coffee Company (UCC) e vai teve seu grão comercializado no Brasil e no exterior.

Prefeitura incentiva o cultivo

Cafe especial de Marechal Floriano e referencia nacional e mundial 3Com o desenvolvimento da qualidade de café como uma tendência no Brasil e no mundo, a Prefeitura de Marechal Floriano incentiva e apoia os produtores rurais na produção de café especial, trabalhando em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Sérgio Stein, a produção de café é o carro-chefe agrícola do município, aumentando ainda mais a importância de investimento. “Quando somos solicitados, oferecemos caixas-secas, limpeza nas estradas para facilitar o transporte do produto, além de viabilizar formas dos produtores fazerem suas estufas. Marechal trabalha com a melhoria da qualidade do café há anos e, por isso, somos referência na produção arábica”, salienta o secretário.

Região das Montanhas é privilegiada, diz engenheiro agrônomo

Cafe especial de Marechal Floriano e referencia nacional e mundialCom um clima e características geográficas privilegiadas, Marechal Floriano está localizado nas montanhas capixabas, reconhecida nacional e internacionalmente na produção de cafés arábicas de alto padrão de qualidade.

Um dos segredos do reconhecimento do café especial das montanhas está no terroir, termo francês que significa terreno, e identifica as características geográficas regionais. Para o Engenheiro Agrônomo e Professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Alexandre Fontes, alguns fatores favorecem o cultivo da fruta.

“A região das montanhas capixabas têm uma característica de oceanidade por conta dos ventos que sopram do litoral. Lá existem microclimas, que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. Tudo isso, aliado a uma especialização e técnicas apuradas que os produtores estão aprimorando, assegura um café de alto padrão”, explica o agrônomo.