Produtor rural de Santa Maria de Jetibá terá ponto de apoio na Ceasa

Os agricultores de Santa Maria de Jetibá, que vendem suas mercadorias nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), em Cariacica, terão um auxílio importante a partir do mês de outubro. Será inaugurado o “Ponto de Apoio ao Produtor Rural Santamariense”.

Com esse ponto, o produtor ou produtora rural poderá contar com o apoio e orientação para emissão de notas fiscais, elaboração de relatórios e auxílio na proteção dos contribuintes. O setor será responsável ainda por tarefas com objetivo de colher dados para a realização de pesquisas de preços, tabulação e divulgação dos resultados.

A conquista é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, por meio da Secretaria de Agropecuária, e da Ceasa-ES, que assinaram um Termo de Colaboração Técnico/Operacional para implantar o ponto de apoio aos produtores do município.

O Termo de Cooperação tem como principal objetivo o estabelecimento de ações conjuntas e apoio operacional como forma de potencializar a promoção do intercâmbio comercial entre seus agentes operadores, bem como com órgãos públicos municipais voltados para as atividades agrícolas e com empresas vinculadas à Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo (Seag).

A novidade trará inúmeros benefícios ao município, já que a economia do município de Santa Maria de Jetibá está diretamente ligada à agricultura, sendo o maior abastecedor da Ceasa. A diversidade agrícola é bem variada, com cultivos de folhosas, beterraba, repolho, cebola, milho, feijão, café e outros. Santa Maria de Jetibá é o segundo maior produtor de ovos do Brasil, sendo o primeiro produtor de ovos, chuchu, gengibre e morango do Espírito Santo.