Empreendedores de Anchieta realizam visita técnica à agroindústrias de Venda Nova do Imigrante

Na última terça (19) as Secretarias Municipais de Agricultura e Saúde de Anchieta, que estão atuando em parceria para implantar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), promoveram uma visita técnica a empreendimentos da agroindústria de Venda Nova do Imigrante, na região serrana do Estado. Cerca de 13 pessoas participaram da ação, incluindo técnicos do município e agricultores envolvidos com agroindústria ou comercialização de produtos de origem animal.

Segundo Simone Battestin, os principais objetivos da visita foram propiciar a troca de experiências entre as equipes do SIM e da Vigilância Sanitária dos dois municípios, como também favorecer aos agricultores de Anchieta uma visita in loco a empreendimentos da agricultura que processam derivados de carne e leite, a fim de visualizarem o nível de organização, os desafios enfrentados e o acesso ao mercado.

visita a agroindustria venda nova

Conforme Battestin, foram visitadas duas agroindústrias, uma que trabalha com processamento de palmito e outra que envolve o trabalho de três gerações no processamento de derivados de leite e de carne suína, produzindo o famoso socol. Os agricultores de Anchieta puderam ver de perto as experiências vividas pelas famílias e as necessidades para a implantação de uma agroindústria.

Serviço de Inspeção Municipal em Anchieta

Segundo informações da Secretaria Municipal de Agricultura, as agroindústrias que beneficiam produtos de origem animal precisam ter sua produção inspecionada por um serviço de inspeção oficial (federal, estadual ou municipal), responsável pela inspeção e fiscalização higiênico-sanitária e tecnológica dos estabelecimentos, processos e produtos, incluindo que faz abate de animais (bovino, suíno e aves). Os produtos de origem animal, tais como: carne, leite, ovos, mel, pescados e seus derivados, obrigatoriamente devem passar pelo serviço de inspeção do município, quando a comercialização da produção ocorrer só dentro do município, do Estado - quando a comercialização acontecer em vários municípios do estado - e Federal, quando a comercialização extrapolar o estado.

Para se implantar o Serviço de Inspeção Municipal, se faz necessária a criação de legislação própria que acompanhe as legislações estadual e federal. Em Anchieta já foi produzida tal lei, no entanto está em fase de revisão para correções e adequação à realidade do município.

De acordo com o secretário de Agricultura, Geovane Bissa, também já está criada a Comissão do Serviço de Inspeção Municipal que irá colocar o serviço em prática. “Desta forma, após a revisão da legislação, iremos iniciar os trabalhos para emissão do SIM. Iremos criar um espaço próprio, que irá funcionar no prédio da Secretaria de Agricultura, a fim de dar atenção e orientar os proprietários de empreendimentos que processam produtos de origem animal. No segundo momento o SIM passará a atuar em sua função fiscalizadora, aplicando as penalidades devidas aos empreendimentos que não respeitarem a legislação sanitária”, explica o secretário.