Coordenador nacional de sanidade avícola estará em Marechal Floriano e Santa Maria de Jetibá

O chefe de divisão de sanidade de aves do Ministério da Agricultura, Bruno Pessamilio, e uma equipe do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), estarão esta semana em Santa Maria de Jetibá e Marechal Floriano para reuniões técnicas com o setor produtivo.

O objetivo é abordar o registro de estabelecimentos avícolas, cujo prazo se encerra em março de 2018, e a importância das medidas preventivas para evitar a introdução no país de doenças como a Influenza Aviária. Os encontros, que serão realizados nesta terça-feira (19) em Santa Maria de Jetibá, e na quarta-feira (20) em Marechal Floriano, são abertos à participação de produtores de aves.

De acordo com o diretor técnico do Idaf, Ezron Leite Thompson, o registro é extremamente importante. "Estamos trabalhando para que juntos possamos melhorar ainda mais o nível do plantel capixaba. A adequação dos estabelecimentos avícolas é fundamental para garantir as condições mínimas de biosseguridade, prevenindo a introdução de doenças de impacto sanitário e econômico, como a Influenza Aviária, por exemplo”, diz.

O chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiuza Rangel, explica que recentemente foram registrados diversos surtos de Influenza Aviária em planteis avícolas e aves selvagens ao redor da Europa, África e Ásia, além do registro, em janeiro, no Chile.

“Dentre os maiores exportadores de frango, o Brasil é o único que não registrou a ocorrência da Influenza Aviária. Por isso, a prevenção é essencial para a manutenção desta posição. Vale lembrar que existem no Espírito Santo aproximadamente 460 estabelecimentos avícolas comerciais, com um total de 40 milhões de aves. O Estado está dividido em quatro polos avícolas importantes: Santa Maria de Jetibá; Domingos Martins e Marechal Floriano; Linhares e Venda Nova do Imigrante, que juntos correspondem a aproximadamente 90% da produção”, explica.

Encontros:

Santa Maria de Jetibá
Data: 19/09 (terça-feira)
Horário: 15h30
Local: Restaurante Majevski - Centro

Marechal Floriano
Data: 20/09 (quarta-feira)
Horário: 9h30
Local: Centro de Agronegócios - Posto do Café