Incaper realiza dia Especial de Olivicultura em Santa Teresa

A propriedade do senhor Nelmiro Broseghini, na comunidade Alto Santo Antônio, em Santa Teresa, no Sul do Estado, recebeu nesta sexta-feira (05) uma capacitação de produtores em olivicultura. A equipe local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), estima a presença aproximadamente de 100 participantes entre produtores rurais e lideranças.

Os participantes acompanharam as mais diversas tecnologias de produção, conservação de solo e produção de água, como escolha da gleba; construção de terraços; construção de caixas secas; roçagem; plantio em nível e em quincôncio; controle fitossanitário; poda de formação.

Na ocasião, o engenheiro agrônomo e extensionista do Incaper, Carlos Alberto Sangali de Mattos, apresentou um panorama da olivicultura no Espírito Santo. Ao fim do dia, também foi realizada uma prática de campo sobre a poda de formação da oliveira na propriedade do senhor Broseghini.

Houve também uma dinâmica de grupo para a formação da Associação de Produtores de Azeitona e Azeite, além da presença de lideranças estaduais no comprometimento de doação em regime de comodato para a Associação como área, estrutura física e sua ampliação, bem como máquinas e equipamentos para o funcionamento da usina de beneficiamento de azeitona.

A realização do evento é o cumprimento de mais uma ação componente do plano de metas do programa de Olivicultura no Espírito Santo.