O Socol de Venda Nova do Imigrante, tesouro gastronômico de origem italiana, teve sua importância reconhecida pelo certificado de Indicação Geográfica (IG). A região noroeste do munícipio de Venda Nova do Imigrante também ganhou o reconhecimento de referência na produção do Socol, por ser uma área onde existe grande quantidade de descendentes de italianos que produzem a iguaria.

Aumentar a venda de produtos, ampliar sua abrangência no mercado brasileiro e, consequentemente, gerar mais renda e oportunidades de trabalho, principalmente no interior do Estado. Esses são os objetivos principais do empresário e produtor rural Leandro Carnielli, um dos donos da fábrica de laticínios Carnielli, primeiro capixaba autorizado pelo Ministério da Agricultura a comercializar derivados lácteos em todo o território nacional.

Uma das granjas de Santa Maria de Jetibá que está sofrendo prejuízo por conta da greve dos caminhoneiros é a “Ovos BL”, da localidade do Rio Possmoser. Entre as dezenas de granjas que não conseguiram ração para salvar suas aves, a Ovos BL não está sacrificando e nem vendendo suas aves. Contabilizando as entregas que iniciaram nesta terça-feira (29), já passam de 15 mil galinhas poedeiras entregues aos moradores de Afonso Cláudio.

O governador Paulo Hartung anunciou no início da noite desta terça-feira (29) que, por meio de uma mediação realizada pelo Governo do Estado entre fornecedores e produtores rurais, foi liberado de forma imediata um estoque de 3 mil toneladas de farelo de soja que estão no Porto de Tubarão, em Vitória, para alimentar aves e suínos no Espírito Santo.

Sem conseguir ração para alimentar suas aves, alguns granjeiros contabilizam milhões de prejuízos em Santa Maria de Jetibá. Ao invés de sacrificar os animais, alguns avicultores decidiram distribuir suas aves nas regiões de Itarana, Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio. Esta última cidade foi contemplada na manhã desta terça (29), com 3.500 aves das 10 mil prometidas. Os carregamentos procedem da granja BL da localidade de Rio Possmoser.

Taioba, almeirão, espinafre, alface americana e outras verduras serão distribuídas gratuitamente na manhã desta terça (29) por um produtor rural de Marechal Floriano que não consegue romper as barreiras da greve dos caminhoneiros para fazer as suas entregas com normalidade.