Para garantir a segurança alimentar, a diminuição de proliferação de pragas no campo, o acúmulo de resíduos sólidos no meio ambiente, e o desperdícios de alimentos, a Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), pretende implantar sistema de utilização de caixas plásticas como embalagem padrão para o transporte dos produtos hortigranjeiros.

Os agricultores de Santa Maria de Jetibá, que vendem suas mercadorias nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa-ES), em Cariacica, terão um auxílio importante a partir do mês de outubro. Será inaugurado o “Ponto de Apoio ao Produtor Rural Santamariense”.

A colheita de café da safra 2017, de ciclo baixo, está chegando ao fim, mas a expectativa dos produtores não é das melhores para o ciclo 2018/2019. Nas principais regiões produtoras do país, a falta de chuva e as temperaturas médias muito altas para essa época do ano aumentam a preocupação em relação à produtividade e à qualidade da próxima safra.

Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, da EEEFM Victorio Bravim, realizaram uma importante pesquisa sobre o cultivo da alface. O trabalho foi feito na propriedade do agricultor Sérgio Lube, que cedeu um espaço para o projeto. O local fica bem perto da escola, em Araguaia, Marechal Floriano.

O IBGE já começou a coletar dados do Censo Agropecuário 2017. Ao longo de cinco meses, os recenseadores irão visitar estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre a área, a produção, as características do pessoal ocupado, o emprego de irrigação, o uso de agrotóxicos, entre outros temas. No Espírito Santo, são 440 pessoas diretamente envolvidas na operação, sendo 310 recenseadores, que irão realizar a coleta em todo o Estado. Os resultados do Censo Agro 2017 devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

Domingos Martins , 03 Outubro 2017

Domingos Martins recebe dia de campo sobre Ponkan

Agricultores familiares de Alto Paraju e Goiabeiras, Domingos Martins, Região Serrana do Estado, foram orientados quanto as principais etapas de produção da cultura de Ponkan, em mais um dia de campo. O encontro aconteceu na propriedade da família Cabral, sob os cuidados dos irmãos Vinicius e Eduardo Cabral.