Você consome produtos das agroindústrias familiares? Para saber essas e outras informações, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está fazendo uma pesquisa de opinião. O questionário sobre o perfil dos consumidores de produtos das agroindústrias familiares é on-line e está aberto a todo público para participar.

Preservação da natureza e da água, economia e sustentabilidade. Esses são os pilares que orientam Marechal Floriano, que, desde janeiro deste ano, reservou aproximadamente 320 milhões de litros de água. Para isso, a assessoria técnica aos produtores rurais para a construção de barragens e caixas secas é uma etapa importante. Interessados podem procurar a Prefeitura e fazer um cadastro.

O gostinho da culinária rural invade mais uma vez a Praça do Papa, em Vitória. Moradores e turistas apaixonados pelo agroturismo poderão encontrar uma variedade de produtos feitos no Espírito Santo durante a 11ª Feira Sabores da Terra, que acontece nesta sexta-feira (18), sábado (19) e domingo (20).
Neste ano, o evento vai reunir aproximadamente 420 famílias expositoras que vão trazer produtos como derivados do leite, frutas, chocolates, mel, flores e peixes.

Marechal Floriano tem uma produção média anual de 70 mil toneladas de mel. São diversas famílias no município que fazem dessa atividade sua principal fonte de renda. O projeto Casa do Mel, que foi anunciada pela Prefeitura a fim de valorizar os apicultores, vai fortalecer o setor e a economia da cidade.

Para quem preza por consumir alimentos naturais, os orgânicos são ótimas opções. O fato de não possuírem agrotóxicos no cultivo é um diferencial dos produtos que farão parte da Feira Sabores da Terra. O evento de agroturismo vai acontecer nos dias 18, 19 e 20 de agosto, na Praça do Papa.

A programação do segundo dia da 6ª Semana Tecnológica do Agronegócio (STA) está imperdível para os avicultores de todo o Espírito Santo ligados à Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi). No próximo dia 17 (quinta-feira), em Santa Teresa, Região Serrana do Estado, um dos maiores eventos do cooperativismo capixaba vai discutir os perigos da laringotraqueíte infecciosa para os negócios.

O Espírito Santo possui o melhor cacau do Brasil. É o que diz a classificação do Salão do Chocolate em Paris. O concurso internacional premia as melhores amêndoas de cacau no mundo, sendo o chocolate Terra Cacau, de Linhares, o único do Brasil escolhido para participar. O produto estará na Feira Sabores da Terra, de sexta-feira (18) a domingo (20), na Praça do Papa.